Top 5: Museus em Nova York

21/05/2012 - 16:21 | Por: Circolare

Por Chris Bicalho – B360 Travel
Tel: (11) 3038-1515

B360 Insider entrou num mood arte e hoje é o dia dos TOP 5 museus de Nova York. Na lista, museus pequenos e menos conhecidos, além de duas maravilhas que ficam fora de Manhattan e são imperdíveis!

Dia: Beacon

Nos arredores de Nova York, o museu onde estão reunidas as maiores obras e instalações do acervo Dia Art Foundation. Numa antiga fábrica da Nabisco, trabalhos definitivos da cena contemporânea norte americana da arte das décadas de 1960 a 1970. O acervo inclui preciosidades de Walter de Maria, John Chamberlain, Dan Flavin, Bruce Nauman, Louise Bourgeois, Donald Judd, Fred Sandback, Imi Knobel,  Michael Heizer, Robert Irwin, On Kawara, Sol LeWitt, Agnes Martin, Robert Ryman, Gerhard Richter, Robert Smithson e  Lawrence Weiner. No inverno, aberto apenas de sexta a segunda-feira, das 11h às 16h.
Endereço: 3 Beekman Street, Beacon; fone +1 (845) 440 0100. Fechado às terças e quartas.

Como chegar:
Se optar por ir de carro, você vai levar aproximadamente uma hora e meia partindo de Nova York. Outra opção é ir de trem. Eles partem de hora em hora da Grand Central Station. Os trens e metrôs de NY não são nenhuma beleza, mas são rápidos e seguros. Além disso, Grand Central é linda e merece uma visita. Você vai se sentir no cenário de váááários filmes.

Storm King

Próximo ao Dia Beacon, aos pés do Hudson Valley, esconde-se um dos maiores e mais aclamados parques de esculturas do mundo. São mais de 100 peças de artistas comoCalder, Bourgeois, Bertoia, Yayoi Kusama, Richard Serra, Stoltz e grande elenco. Imperdível, ainda mais durante o verão
Endereço: 1 Museum Road; fone +1 (845) 534 3115Fechado às segundas e terças.

Como chegar:
O museu oferece, em parceria com a Coach USA, traslados para ir de ônibus, partindo de Port Authority Bus Terminal (42nd St. & 8th Ave). O trajeto leva mais ou menos 80 minutos. É possível ir de trem, partindo de Penn Station (também linda! Também vista em outros tantos filmes!) e chegando em Salisbury Mills, de onde se pega o taxi até Storm King, que fica a seis quilômetros dali.

Frick Collection

O Frick foi construído em uma época em que quase todos os prédios na Quinta Avenidaacima 59th Street eram mansões particulares, com alguns poucos clubes privados e um hotel. Em meio a essa riqueza, a residência de Henry Clay Frick era uma das mais opulentas, com jardins em frente à avenida e um pátio interior. A casa e a mobília já valem (e muito) a visita e, para completar, a coleção de arte inclui obras de Goya, El Greco, Rembrandt, Renoir, Velazquez, J. M. W. Turner, Jan Van Eyck, só para citar alguns.
Endereço: 1 East 70th Street; fone +1 (212) 288 0700. Fechado às segundas.

Neue Gallery

Localizado numa mansão de 1914, esse pequeno museu é dedicado a clássicos da arte germânica, da Alemanha e da Áustria, do final do século 19, início do 20. Reunidas ali, obras de Gustav Klimt, Egon Schiele, Oskar Kokoschka, Alfred Kubin, Richard Gerstl e grande elenco. A Neue Galerie tem o maior acervo de obras de Klimt e Schiele fora de Viena. O museu, como não poderia deixar de ser, tem uma livraria, uma ótima (e cara) loja de design e o charmoso Café Sabarsky, com uma culinária austríaca revisitada e toda sorte de doces enlouquecedores.
Endereço: 1048 Fifth Avenue; fone +1 (212) 628 6200. Fechado às terças e quartas.

New Museum

Fundado em 1977 por Marcia Tucker, o New Museum foi criado com o intuito de exibir artistas iniciantes que não encontravam espaço em outros museus. É um lugar destinado a novas ideias e é o único de Manhattan dedicado exclusivamente à arte contemporânea. As atuais instalações do museu foram inauguradas em 2007. O prédio – concebido como uma pilha de caixas retilíneas dinamicamente deslocadas fora do eixo – é ultramoderno e, por si só, uma obra de arte. O projeto (que já conquistou vários prêmios) é dos arquitetos Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa.  O New Museum mantém ainda um arquivo digital inacreditável, com mais de 6 mil imagens, publicações, programas e um banco de dados com mais de 3,7 mil artistas, curadores e instituições.

Endereço: 235 Bowery; fone +1 (212) 219 1222. Fechado às segundas e terças.