Roma, por B360 Travel
Por Chris Bicalho – B360 Travel
Tel: (11) 3038-1515
O verão europeu está batendo a sua porta? Esta de passagem comprada para a Itália? Então anote o especial que a B360 fez sobre Roma, Capri e Milão e que publicaremos aqui em três etapas.
Se gostar das dicas e quiser outras é só ligar lá e montar sua viagem que eles te darão muito mais inside tips.
Vamos começar por Roma.
Restaurantes:
Se o tempo estiver bom, peça sem pensar uma mesa no lado de fora desse que é um dos endereços mais tradicionais e simpáticos da cidade. Menu simples e ligeiro, sem cerimônias. Carro-chefe da casa: alcachofra frita. Para comer de joelhos.
Endereço: Via del Portico d’Ottavia 21/a-22
Fiaschetteria
No ar há 80 anos, sem mudar uma xícara de lugar, o último bastião da vecchia cucina romana é dos segredos mais bem guardados da cidade, conhecido apenas por locais e viajantes especiais. Não conte para ninguém? Aqui são servidos os antipasti mais deliciosos do mundo. A casa não faz reserva. Não tem telefone, nem caixa registradora, nada. Nem café eles têm. E quer saber? É o máximo. Ótimo para almoçar e jantar – mas chegue antes das 20h30.
Endereço: 39 Via della Croce.
Vamos direto ao assunto: pizza. A melhor de Roma. Não se deixe impressionar pela simplicidade da casa, nem com a fila que pode se formar na porta em questão de segundos. Guarde suas opiniões para depois de provar a margherita dos sonhos.
Endereço: 1514 Via del Governo Vecchio; fpne +39 (6) 686 1617.
A mozzarella é a estrela da casa, com diferentes maturações e temperos, e acompanha ótimas saladas e pratos ligeiros para almoços leves. Nada de cerimônias aqui, boa comida e clima casual tal e qual a filial milanesa. Sem exageros: os queijos daqui são os melhores do mundo.
Endereço: 26 Via dei Prefetti.
Ponto pacífico: é a melhor sorveteria da Itália, servindo delícias em taças generosas desde 1900. Irresistível a Coppa Olimpica, uma bomba calórica que você há de experimentar. Leva creme fresco, zabaione, turrone, chocolate… Sem culpa, ok? Em viagem pode tudo.
Endereço: 40 Via Uffici del Vicário; fone +39 (6) 699 1243.
Shopping
Em Roma, as grandes marcas se encontram no “Tridente” formado pela Via del Corso, Via di Ripetta e Via del Balbuino, além da Via de Condotti. Ali estão todos os mestres da alta moda italiana: Bottega Veneta, Valextra, Valentino, Fendi, Pucci, Bulgari + as maisons francesas que importam na cena fashion. As boutiques mais cool estão no bairro de Monti, entre a Via Cavour e a Via Nazionale. Lembrando que em Roma a turma também faz siesta, ou seja, portas fechadas das 13h00 às 15h00.
Re(f)use
Quem toca a cena aqui é Ilaria Fendi, uma das herdeiras da Fendi. Em cena, joias e roupas, móveis e objetos feitos de materiais reciclados. “Sim, eu sei que a ideia de reciclar materiais é barata, mas eu sou uma Fendi”. Nem precisa falar mais nada, né? Must have: as bolsas feitas em parceria com Carmina Campus e as artesãs da África sub-saariana.
Endereço: 40 Via della Fontanella di Borghese.
Museu:
Na terra que às vezes parece sufocada pela própria história, onde a palavra “nova” é muito relativa, o futuro finalmente parece ter chegado sem aquela cara de invasão. Com projeto arrojadíssimo de Zaha Hadid, o museu definitivamente coloca a cidade no mapa dos grandes centros expositores do mundo. Em suas salas, desenhadas à moda clássica de Hadid, com desníveis e curvas sinuosas de concreto e vidro, um mix delicado de obras de artistas plásticos contemporâneos e arquitetos da nova geração. Dividem o espaço criações de Francesco Clemente e Anish Kapoor e maquetes de Carlo Scarpa e Pier Luigi Nervi, dois dos mais renomados arquitetos da Itália. Mais que um museu, um novo Coliseu. Não abre às segundas.
Endereço: 4a Via Guido Reni.