Marcha para o oeste

30/03/2011 - 11:58 | Por: Circolare

Por Chris Bicalho – B360 Travel
Tel: (11) 3038-1515

São Francisco

Tão esperada quanto a lista das mais mal vestidas do ano, o ranking dos melhores restaurantes dos Estados Unidos acaba de ser publicado pela turma da Fundação James Beard – ele, para quem não sabe, foi o pai da gastronomia americana, uma espécie de Julia Child versão gravatinha borboleta. Dos 10 mais estrelados de 2010, quatro deles estão em São Francisco, o que não causa nenhuma surpresa.

A cidade nem de longe é a meca da gastronomia mundial, porém é inegável que em suas mesas estão os peixes e frutos do mar mais frescos que se tem notícia. Junte a isso o fato de as comunidades, oriental e hispânica, fortíssimas na área e craques no preparo de delícias do mar, criaram ali excelentes chefs que hoje apresentam nos cardápios da área, de Castro a Pacific Heights, influências que misturam elementos da cozinha japonesa, peruana, chinesa e vietnamita às raízes americanas.

São Francisco

Pense em lulas e polvos temperados à moda criolla, ceviches de enguia e ouriço e, very fair, o bom e velho ‘Joe’s Special’ – mistureba de espinafre, cebola, cogumelos, ovos e carne –, prato servido aos mineradores que marcharam para o oeste em busca de ouro. Parece trash, mas vou te dizer que é delicioso, tem sabor de infância – em tempos de redução e confusion food nada pode ser mais vintage. Bem, vamos à listinha. A propósito, o # 1 de 2010 é o nova-iorquino Marea.

Crab House

Flour + Water – para uma cena laid-back, aquele clima pra lá de familiar. Cozinha no melhor estilo farm-to-table, delícias orgânicas e bombinhas calóricas que, longe da vista do personal, vale a pena pedir. As pizzas são o forte e aqui ganham coberturas super gourmet: cogumelos black trumpet, raspinhas de trufa, alho verde, fior di latte…

os melhores restaurantes

Frances – antes de abrir seu próprio restaurante, a chef Melissa Perello passou pelas cozinhas mais elaboradas de São Francisco, como o Acqua e o Fifth Floor. Agora, em voo solo, oferece ideias simples e rápidas. No menu, frutos do mar feitos à moda italiana e kiwi.

Tataki Sushi – um dos três restaurantes sustentáveis dos Estados Unidos acaba de ganhar menção honrosa no Michelin por oferecer aos clientes peixes criados em cativeiro ou pescados em comunidades onde mantém projetos de desenvolvimento sustentável.

Yin e yang de shoyo com wasabi

La Mar – de frente para a baía, no pier 1.5, a nova cevicheria da cidade é o hot spot do verão, onde a turma do Financial District tem esticado o happy hour para jantar ao ar livre, com aquela brisa boa que vem do Pacífico.