Will Smith quase perdeu papel de Capitão Steven “Steve” Hiller no clássico Independence Day (1996) por ser negro, de acordo com o roteirista Dean Devlin em entrevista ao The Hollywood Reporter. O filme foi lançado há 25 anos, em 4 de julho.
Roland Emmerich, diretor do filme, e Devlin disseram como a 20th Century Fox, inicialmente, recuou na escolha do protagonista.
Na entrevista para comemorar o 25º aniversário de Independence Day, Emmerich relembrou a resposta do estúdio sobre a escolha do astro: “Não, não gostamos de Will Smith. Não está aprovado. Não funciona em [mercados] internacionais.” “Disseram: ‘Você escalou um cara negro para este papel, você vai matar a bilheteria estrangeira,” acrescentou Dean Devlin. “Nosso argumento era: ‘Bem, o filme é sobre alienígenas. Vai ser um ótimo filme estrangeiro.’ Foi uma grande batalha, e Roland realmente defendeu [Will Smith] – e finalmente vencemos essa guerra.”
Considerado como um dos melhores filmes de ação de ficção científica de todos os tempos, segundo EW, “Independence Day” foi sucesso de público e crítica na época, arrecadando mais de US$ 800 milhões na bilheteria mundial.