Qual será o futuro da Nokia?
Na madrugada dessa terça-feira (27), uma notícia tomou conta das manchetes dos principais jornais e principais sites especializados em tecnologia. A Microsoft, por 7.2 bilhões de dólares, comprou a divisão de celulares da Nokia.
Apesar da empresa de telefonia finlandesa ser uma das pioneiras no mercado de celulares e de smartphones, a Nokia resolveu apostar no lançamento de aparelhos mais simples, de baixo custo, quando em 2007 o mundo foi apresentado ao iPhone. Apesar das tentativas, a empresa ficou para trás e, até hoje, não conseguiu recuperar posição e fôlego, diante de um mercado dominado por smartphones poderosos lançados pela Apple e Sansung.
A compra da empresa pela gigante americana já era especulada há tempos, desde 2011 quando a Nokia, já em decadência, finalmente abandonou seu sistema operacional, Symbian, obsoleto comparado ao IOS e Android, e passou a usar o sistema Windows Phone, desenvolvido pela Microsoft.
Especialistas garantem que falar sobre mudanças ainda é cedo, mas eles apostam que, com a compra, a Microsoft pretende, à princípio, se firmar na terceira posição em vendas do setor.
O mercado não recebeu tão bem a notícia. Segundo afirmam alguns jornais, na tarde desta terça-feira, as ações da Microsoft, após o anuncio, chegaram a cair 5%. Outro ponto que chamou a atenção de alguns especialistas foi o valor da transação, muitas pessoas acharam o valor muito baixo, contando ainda que, com a compra, a Microsoft leva para casa 8500 patentes da empresa filandesa.
Só para fazer uma comparação o Google pagou pela Motorola o valor equivalente a 12,5 bilhões de dólares, e a própria Microsoft chegou a desembolsar mais, 8,5 bilhões de dólares, pelo Skype.
Abaixo alguns do modelos que marcaram época.
Comentários