Governo Francês lança campanha para franceses serem mais simpáticos
Se a França é conhecida por suas belezas e encantos, o destino também é conhecido pelo mau humor de seus cidadãos. E foi pensando em reverter esta impressão, de minimisar o que se tornou um “problema”, o governo francês resolveu criar uma campanha publicitária que pedirá aos franceses que sejam mais agradáveis com aqueles que, de uma forma ou de outra, ajudam a movimentar a economia do país.
O assunto é levado tão a sério que o governo estipulou, como se não houvesse outros problemas, a simpatia como uma “prioridade nacional”. A ação vai desde a gentileza no tratamento com turistas à melhoria da emissão de vistos.
“O turismo é um tesouro nacional que precisa ser protegido, nutrido e desenvolvido – que é o objetivo de todas estas medidas,” disse o chanceler Laurent Fabius para a Reuters.
Além da campanha um manual deve ser entregue a funcionários de estabelecimentos que recebem turistas, taxistas, explicando melhor as diferenças culturais e “contando” um pouco mais sobre viajantes de países como os Estados Unidos, Brasil, Reino Unido e China.
Tá achando estranho? Pois é, mas esta não é a primeira vez que o governo se esforça para conter as “grosserias” de alguns franceses.