Gastronomia em casa
Alexandra Forbes, autora do blog Boa Vida, e um dos maiores nomes quando o assunto é gastronomia, participou de um jantar na casa da paulista Isabela Suplicy e Felipe Simonsen onde o chef Julien Mercier cozinhou para um grupo de amigos. A pedido do Circolare ela nos contou como foi o encontro.
“São Paulo tem hoje uma turma nova e super ambiciosa de jovens chefs de talento que começa a surgir em cena. Julien Mercier é um deles. Trabalha como braço-direito do mais famoso e carismático chef dessa nova geração: o Rodrigo Oliveira, do Mocotó. Juntos tocam o chamado Engenho Mocotó, uma cozinha-laboratório que fica no segundo andar do restaurante, onde fazem mil e uma experiências e, de vez em quando, jantares fechados.
Nas horas vagas, Julien ataca de “personal chef”: ele vai à casa de pessoas e prepara lautos banquetes-degustação. Tive a sorte de ser uma das suas primeiras clientes, em deliciosa noitada chez Isabella Suplicy e Felipe Simonsen. A doceira-nota-mil cedeu ao chef o comando dos fogões, enquanto amigos, sentados de frente para a moderna e equipadíssima cozinha aberta, degustavam e comentavam animadamente.
Eis a seguir o menu da noite, que tinha simpática temática: Julien homenageou, com os pratos, alguns chefs que o inspiram. A degustação foi relativamente improvisada. “Gosto de ir ao mercado no dia do evento e escolher o que houver de melhor, baseando nisso o meu menu”, diz.
O grand finale foi um ultraclássico mil-folhas com morangos e blueberries, montado na hora (claro, para garantir a crocância!) por Isabella. O golpe de misericórdia veio na sequência: os famosos docinhos da confeiteira-das-estrelas, rapidamente devorados por todos”.
A night to remember…
Ostra com Kimchi (inspirado no chef coreano-americano David Chang, dos restaurantes Momofuku)
Mussarela La Bufalina – Ovas de salmão – raspas de castanha do Pará (inspirado em Tsuyoshi Murakami, do Kinoshita, em São Paulo)
Foie-Gras – Chocolate AMMA – Caqui – Marmelo (inspirado em Thomas Henkelman, chef de Greenwich, Connecticut, e Daniel Humm, do Eleven Madison Park em Nova York)
Uni envolto em Shiso, em tempura (inspirado em Haraguchi-San, sushiman proprietário do Ban, na Liberdade)
Vieira – Mexirica – Lula – Picles (inspirado no bad boy da gastronomia parisiense, Iñaki Aizpitarte, do Le Chateaubriand)
Lagostim – Legumes – Bouillon de Capim Santo (insipirado no mítico chef Olivier Roellinger, da Bretagne, na França)
Ovo de gema mole com beterraba e feijão azuki (ovo inspirado no pai da gastronomia francesa, Paul Bocuse, e o mix com feijão e farofa, aceno a Rodrigo Oliveira do Mocotó)
Bife Ancho assado a baixa temperatura, legumes glaceados e manteiga noisette (inspirado no mago inglês Heston Blumenthal, do famoso The Fat Duck)
Sobremesa by Isavella Suplicy: mil folhas com calda de frutas vermelhas.”
Comentários