Custo Brasil derruba modelo global da Zara
Mauro Friedrich, diretor de logística da Zara no Brasil, desabafou em uma reunião com cerca de 30 investidores, no início de junho, em São Paulo.
O motivo? A Zara considera o Brasil o país mais difícil do mundo para negócios. Burocracia, tributação e mão de obra são os fatores que fazem a empresa ter essa opinião.
Presente em 86 países, a Zara é considerada uma marca voltada para o público de mais baixa renda. Menos por aqui, que se tornou uma marca voltada para a classe A, o que reduz o número de clientes e de lojas. Os impostos e a infraestrutura ruim contribuem para essa classificação.
Enquanto no resto do mundo as peças são importadas, no Brasil a rede teve que nacionalizar 40% da produção e instalou um centro de distribuição em Cajamar, o único fora da Espanha – a Zara é espanhola.
Do croqui do designer ao produto na loja, são de duas a três semanas. Menos no Brasil que tem uma infraestrutura ruim de aeroportos e barreiras aos importados pesada. Daí a necessidade de fazer estoques e criar um centro de distribuição local.
Dá uma olhada na diferença de preços:
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