Conheça Valentina, a primeira trans a estrelar a Vogue Paris
A modelo brasileira Valentina Sampaio, do Ceará, é a primeira transgênero a ser capa da revista Vogue de Paris. Fotografada por Mert Alas e Marcus Pigot, em Londres, Emmanuelle Alt, editora chefe da revista, comemorou a “desconstrução do preconceito. “Este mês, estamos orgulhosos de celebrar a beleza transgênero com modelos como Valentina Sampaio, que está posando para sua primeira capa da Vogue. Estamos mudando a cara da moda e desconstruindo o preconceito”.
Valentina tem 21 anos, 1,77 m, da agência Joy Model, comemorou a conquista com um post em seu Instagram, em que escreveu “Superorgulhosa e feliz. Merci! Amei!”.
A top não revela o seu nome de batismo e, em entrevista à revista Glamour, em 2015, contou um pouco sobre o processo de mudança de nome. “Com uns 10, 12 anos, passei a me chamar Valentina – nome que escutei uma vez e achei lindo! Na escola, minha aparência não mudou muito. Usávamos uniforme, meu cabelo já era comprido, eu já brincava com as meninas… Só passei a frequentar o mesmo vestiário que elas. Ah, e foi preciso conversar com os professores pra que eles sempre me chamassem de Valentina na chamada”.
Filha de um pescador e de uma professora, Valentina disse que não sofreu preconceito dos pais, que considera jovens de “cabeças abertas”. “Meu pai é pescador, tem 42 anos, minha mãe é professora e tem menos de 40. Eles são jovens e têm cabeça aberta. Sempre respeitaram quem eu sou.”
Comentários