Colunista do dia: Dra. Carla Vidal
O inverno está chegando. E junto com ele, vem o ressecamento dos lábios, devido ao frio, vento e redução da umidade do ar. Para combater o ressecamento e evitar maiores problemas, o uso do protetor labial é obrigatório e deve ser usado várias vezes ao dia.
Preparamos um guia de perguntas e respostas baseado em questionamentos dentro e fora do consultório da nossa dermatologista querida, Dra. Carla Vidal.
Por que os lábios ficam ressecados nesta época do ano? O inverno consiste numa estação de clima frio, com vento e seco, resultando na redução da umidade do ar e consequentemente, na hidratação dos lábios também.
O que pode ser feito para evitar o ressecamento? Uso frequente e diário de hidratante com filtro solar labial.
Geralmente, os lábios ficam rachados e a pele começa a sair. O que pode ser feito quando isso acontece? Não manipular e aplicar hidratantes labiais frequentemente.
Arrancar a pele que sai dos lábios pode ser prejudicial? Por quê? É prejudicial por resultar em exulcerações, sangramento e uma porta de entrada para infecções locais
É verdade que produtos a base de manteiga de karité não são indicados por terem a capacidade de queimar os lábios? Falso.
Os batons são aliados ou vilões do ressecamento dos lábios? Depende. Existem batons a base de hidratantes e protetores solares, que podem ser benéficos a pessoas que não apresentem sensibilidade a qualquer componente do produto.
Comentários