Colunista do dia: Dra. Carla Vidal
Digam o que quiserem, mas um rosto bonito é sempre complemento de um cabelo bonito. Ou vice-versa. O que importa mesmo é que cuidar de si não é se preocupar apenas com a pele, mas com o conjunto da obra. Na coluna desta semana, preparamos um guia de cuidados com os cabelos. Aproveitem!
– Lavagem: Começamos pela temperatura, que deve ser morna (mais para frio). Além disso, lavar os fios diariamente é permitido (mas apenas uma vez ao dia, ok?!). Mais do que uma vez ao dia, corre-se o risco de aumentar a produção natural de óleo do cabelo, resultando em oleosidade excessiva.
O modo correto de lavar os cabelos é aplicar o shampoo (a quantidade é o tamanho de uma moda de 50 centavos se for um cabelo curto ou médio e uma moeda de 1 real se for um cabelo longo) somente no couro cabeludo. Esfregue delicadamente até fazer espuma. Deixe agir por três minutos e enxague. A água com shampoo vai lavar a extensão do cabelo, sem agredir os fios.
– Condicionador ou Leave-in?: Ou um ou outro, nunca os dois. Ambos devem ser passados em pequena quantidade, apenas no comprimento dos fios, para facilitar o desembaraço. O mercado tem produtos disponíveis para todos os tipos de cabelo. Invista em um indicado por seu dermatologista (ou cabeleireiro).
– Corte: A cada 3 meses, religiosamente. O corte é mais estético do que saúde, mas é fato que cabelos cortados com regularidade aparentam ser mais saudáveis do que um que não vê a tesoura há vários anos.
– Shampoo: Use sempre um indicado por seu médico. Costumo prescrever fórmulas manipuladas para meus pacientes, mas caso você prefira um produto já pronto, peça a seu médico para indicar aquele que mais vai atender às necessidades dos fios. E nunca, jamais compre um shampoo porque sua amiga indicou. Se o shampoo não for para o seu tipo de cabelo, você corre o risco de piorar algum problema já existente nas madeixas.
– Hidratação e outros tratamentos: Vale a pena investir, desde que seja recomendado por seu médico e/ou cabeleireiro. E mesmo os cabelos secos não podem receber hidratação,por exemplo, no couro cabeludo. Lembre-se sempre da regra “comprimento/pontas”.
– Check-up anual: A sua saúde está 100% relacionada com a saúde dos seus cabelos. Fazer anualmente exames de rotina ajuda a identificar a causa de alguns problemas capilares. Queda, por exemplo, pode estar linkada ao baixo consumo de vitaminas. Fique atenta aos sinais que seu corpo emite!
Comentários