Circolando com Franco
À la Versace, por Franco Pellegrino – @f_pellegrino
Cheios de arabescos, medusas, correntes e motivos animais, as estampas com motivos barrocos, à la Gianne Versace na década de 80, voltaram com tudo. Vários estilistas foram buscar inspiração nessa estética deliciosamente over: de Riccardo Tisci, da Givenchy, à própria Versace, que revisitou seus arquivos com pegada mais pop para a coleção recém-lançada em parceira com a H&M.
A D&G, em sua coleção de verão 2012, trouxe uma proposta interessante e, no mínimo, bem-humorada da tendência: estampas barrocas de carrés da cabeça aos pés. Tops, bottoms e acessórios, todos com diferentes prints, com resultado calculadamente camp. A Givenchy também fez suas versões dos prints de lenços nas coleções feminina e masculina do inverno passado em lindas saias lápis, camisas e jaquetas.
Dica de styling: para aderir à tendência sem parecer fashion-victim, misture peças estampadas com outras lisas ou com um padrão mais “neutro”, como listras. Vale usar lenços como tops, cintos, faixas de cabelo, como pulseira, pendurados na bolsa e por aí vai. A graça é usar mais de um ao mesmo tempo. Um top arrematado por um cinto, ambos de lenços, fica elegantérrimo, por exemplo.
Não há regras para misturar estampas, seja em looks head-to-toe ou apenas em detalhes. Tem que exercitar o olho e experimentar. Mas uma dica pra começar é procurar por diferentes prints que tenham cores em comum entre eles.
Acessórios, sapatos, bolsas, clutches em seda estampada (oncinha pode ser bem divertido) são uma boa.
Assuma a estética camp e vá de acessórios maximalistas – dourados, com pedrarias e incrustações – para um visual mais divertido. Ou então nada, para fugir do over.
Em looks mais comportados ou exagerados, a graça é se divertir.
Have fun!
Comentários