Planejamento Financeiro – O primeiro passo

17/05/2013 - 14:30 | Por: Circolare

Caro amigo leitor, é chegado o grande momento. Após a leitura das três primeiras notas, vamos ao que interessa: “o que devo fazer para conquistar a independência financeira?”

Se você quer viver a vida honestamente e aproveitando o que ela tem de bom a oferecer, acreditamos que esta nota ajudará bastante. Saúde, equilíbrio emocional, amizades verdadeiras e uma boa estrutura familiar são os ingredientes para uma vida maravilhosa. Agora, imagine tudo isso com muito dinheiro… Imaginou?

Primeiramente gostaríamos que todos respondessem à seguinte pergunta: você trabalha para você ou trabalha para outras pessoas? Não estamos nos referindo ao seu emprego, se você é patrão ou empregado, mas sim a quem realmente ganha com o seu trabalho. Grande parte das pessoas não trabalha para o seu próprio enriquecimento, e sim para enriquecer instituições financeiras, operadoras de cartões de crédito e o governo. Estas pessoas trabalham duro e, na grande maioria das vezes, nem chegam a ver o dinheiro que ganham. Elas gastam o dinheiro antes mesmo de recebê-lo! Isso mesmo. Quantas pessoas chegam ao final do mês com inúmeras contas a pagar e percebem que o salário já está totalmente comprometido? Dessa forma, como pode sobrar dinheiro para investir? Não queremos que você, leitor, seja uma destas pessoas.

Pois bem, o planejamento financeiro tem como objetivo fazer sobrar dinheiro para que possa ser investido. Ou seja, gastar menos do que se ganha. Um bom planejamento permite que o orçamento fique sempre no verde. Não há milagre nem mágica para fazer sobrar dinheiro. É preciso mudar certos hábitos, mas nada que não possa ser feito.

Há três pontos básicos a serem abordados nesta etapa.

Primeiro, procure pagar todas as suas dívidas e evite fazer novas dívidas. Enquanto você estiver devendo, não terá outra opção senão trabalhar, trabalhar e trabalhar. Além disso, se você estiver endividado, estará pagando o principal e os juros sobre a dívida. Se precisar abrir mão ou adiar alguns prazeres para cumprir este passo, faça-os.

Em segundo lugar, se for comprar algum bem, procure comprar sempre a vista e com desconto. E só compre quando tiver todo o dinheiro para a compra. Só compre com cartão de crédito se você já possuir, previamente, a quantia para pagar toda a fatura, sem ter que pagar juros. Evite pegar empréstimo bancário para adquirir bens de consumo (Não compre o que você não precisa com o dinheiro que você não tem!). Aguarde até que disponha do dinheiro e, só então, adquira o bem. A partir de agora, só compre o que você tem dinheiro para comprar e manter. Se você poupar antes de comprar, pagará menos pelo produto, pois de posse de todo o dinheiro poderá obter desconto. Além disso, o dinheiro poupado poderá ser investido até que a compra seja feita, fazendo com que, além do desconto obtido, você ganhe o lucro do investimento. Resumindo, se você poupar antes de comprar, você pagará menos e irá receber juros; se você comprar para depois pagar, você pagará mais e terá que pagar os juros do financiamento. Pague menos e receba juros!

Em terceiro lugar, há formas honestas de obter benefício fiscal e pagar menos imposto. Uma delas diz respeito à aposentadoria privada. Na modalidade PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) você poderá aplicar até 12% do seu rendimento bruto anualmente para que todo o valor seja descontado da base de cálculo do imposto de renda. Esse benefício fiscal é vantajoso para os que fazem a declaração completa e são tributados na fonte. Você pagará menos imposto ou aumentará sua restituição e, além disso, após um determinado tempo, você receberá a sua aposentadoria. Se você optar pela tabela regressiva, após 10 anos, caso você resolva resgatar o valor aplicado, pagará 10% de imposto e não mais 27,5%. Caso não queira resgatar o valor total, poderá optar por receber o benefício mensal a partir da data que você escolher. A outra forma de obter benefício fiscal diz respeito à venda de ações (falaremos mais na nota sobre investimento em ações). Se você vender ações com lucro, mas em um valor inferior a R$ 20 mil mensais, ficará isento do pagamento de imposto de renda.

Emfim, com estas três medidas você deixará de trabalhar para enriquecer os outros e passará a trabalhar para seu próprio enriquecimento. Você deixará de pagar juros e passará a receber juros. Usando os benefícios fiscais, passará a pagar menos imposto. Além disso, você colocará o seu dinheiro trabalhar para você. Você quebrará o círculo vicioso de trabalhar para pagar contas.

Planejamento financeiro exige mudança de certos hábitos. Não é difícil. Tente e você verá que os benefícios de um orçamento no verde todos os meses são extremamente compensadores.

Trabalhe para você e faça seu dinheiro também trabalhar para você.

Saúde Financeira

Imagem: Reprodução

Publicado em Men | Nenhum comentário »

Comentários